terça-feira, 19 de abril de 2016

A Família Materna- Parte 3.

A mãe de Dona Maria II era de puro sangue Habsburgo - Blut Habsburger.




Fernando I, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, 


Imperadores do Sacro Império a começar por Fernando I, irmão de Carlos I& V:




1-     Fernando I, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, casou com Ana Jagellon, Princesa da Hungria e Boémia, foram pais de:

2-    Maximiliano II, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Rei da Croácia, casou com a prima Maria da Espanha, a primeira filha de Carlos V e de Isabel de Portugal., foram pais de:

Portrait de Rodolphe II par Hans von Aachen (1592).
3- Rudolf ou Rodolfo II, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boemia, Rei da Croácia. Abdicou em seu irmão:
4-     Matias, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, da Boemia, Rei da Croácia. Casou com sua prima Ana do Tirol, filha do Arquiduque Fernando I, Conde do Tirol, e de sua segunda esposa Ana Catarina de Gonzaga, mas não tiveram filhos. Seu sucessor foi seu primo:
5-     Matias, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Rei da Croácia, casou com sua prima Ana da Austria. Não tiveram filhos. Seu sucessor foi seu primo:

Image illustrative de l'article Ferdinand II (empereur des Romains)
6-  Fernando II, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Rei da Croácia. Casou com Maria-Ana da Baviera, filha de Guilherme V, Duque da Baviera, e da Princesse Renée de Lorraine. Foram pais de:
Portrait de Ferdinand III par Frans Luycx (en), Musée d'histoire de l'art de Vienne.
7-     Fernando III - Ferdinand Ernst - Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Rei da Croácia. Casou com Mariana da Áustria, Infanta de Espanha, filha do Rei Filipe III de Espanha e Margarida de Áustria Styria, uma irmã mais nova de Ana de Áustria, esposa de Luis III, Rei de França e de Navarra, e foram pais de:
Portrait de Léopold Ier par Benjamin Block.
8-     Leopoldo I - o grande Imperador austríaco que estendeu e consolidou as fronteiras do Sacro Império Romano-Germânico e levou a Áustria a se tornar potência europeia. Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Rei da Croácia. Casou em terceiras núpcias com Leonor Madalena, Condessa Palatina de Neuburg, filha de Filipe Guilherme de Neuburgo, Eleitor Palatino, e de Magdalene, Landgravina de Hesse-Darmstadt. Foram pais de
Image illustrative de l'article Joseph Ier (empereur des Romains)
9-     José I, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia. Casou com Guilhermina Amália, Duquesa de Brunswick-Lüneburg-Hannover, filha de João Frederico, Duque de Brunswick-Lüneburg, e de Benedita Henriqueta de Wittelsbach, Condessa Palatina de Wittelsbach-Simmern. Foram pais de Maria Amalie, Arquiduquesa de Áustria, que casou com Carlos Alberto de Wittelsbach, Principe-eleitor da Baviera, futuro Carlos VII. Foi sucedido por seu irmão:
Portrait de Charles VI par Martin van Meytens.
10- Carlos VI, Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Rei da Sérvia (que era uma província do Império Habsburgo 1718-1739). Chegou a assumir o Trono de Aragão e Castela, como Carlos III, tendo sido coroado em Madrid, mas abandonou a pretensão, ao assumir o trono austríaco. Não consta na lista de reis espanhóis. Casou com Isabel Cristina, Duquesa de Brunswick-Wolfenbuttel, filha de Ludwig Rudolf, duque de Brunswick-Wolfenbüttel, e de Christine Luise de Oettingen-Oettingen, Princesa de  Oettingen-Oettingen. Foram pais de:
a-      Leopold Johannes, Arquiduque de Áustria:
* Wiener Neustadt, 12.04.1716
† Viena, Viena, 04.11.1716
b- Maria Teresa - Maria Theresia Walburga Amalia Christina von Habsburg- Arquiduquesa de Áustria, futura Rainha da Hungria. Cognominada “A Grande”, Sacra Imperatriz por seu casamento com Francisco Estevão I, Duque de Lorena, Grão-Duque da Toscana, Imperador Sacro, dos quais falaremos abaixo:
* Viena, Viena, 13.05.1717
† Viena, Viena, 29.11.1780
c- Maria Anna, Arquiduquesa de Áustria, Princesa de Lorena por seu casamento com  Charles Alexandre, Principe de Lorena ( de Lorraine):
* Viena, Viena, 14.09.1718
† Bruxelas, Bruxelas, 16.12.1744
Maria Amalie, Arquiduquesa de Áustria:
* Viena, Viena, 05.04.1724
† Viena, Viena, 19.04.1730

Le texte de La Pragmatique Sanction

A Pragmática Sanção de 1713 (em latim Pragmatica Sanctio) foi um Édito promulgado por Carlos VI, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, a 19 de abril de 1713, com o objetivo de assegurar que as possessões hereditárias da Casa de Habsburgo poderiam ser herdadas por um descendente do sexo feminino, revogado assim a Lei Sálica,  garantindo em simultâneo a sua indivisibilidade, mas que não afetava em nada a eleição do Imperador do Sacro Império, apesar de há séculos um Habsburgos portar o Diadema Imperial.
Carlos foi sucedido por sua filha, Maria Teresa, mas a sua ascensão ao Trono desencadeou a Guerra de Sucessão Austríaca.
Guerra de Sucessão da Áustria de 16 de dezembro de 1740 até 18 de outubro de 1748.
Combatentes:
De um lado:
Reino da França
Reino da Prússia
Reino da Espanha
Eleitorado da Baviera (1741-1745)
Eleitorado da Saxônia (1741-1742)
Reino da Sicília
Reino de Nápoles
Reino da Suécia
República de Gênova
Com seus líderes:
Reino da França Luís XV de França
Reino da França Maurice de Saxe, Conde de la Raute, Conde de Saxe, Maréchal général des camps et armées du Roi de France.
Reino da França Francisco Maria, Duque de Broglie, Marechal de França
Reino da França Ulrich Frédéric Woldemar, Conde de Lowendal
Reino da Prússia Rei Frederico II
Reino da Prússia Generalfeldmarschall Leopoldo I, Principe de Anhalt-Dessau
Reino da Prússia General Leopold II Maximilian, Principe de  Anhalt-Dessau
Reino da Espanha Felipe V de España, llamado «el Animoso», Rey de España, Nápoles, Sicilia y Cerdeña, Duque de Milán, etc.
Reino da Espanha Infante Felipe, Duque de Parma, fundador da Casa de Bourbon-Parma
Reino da Esapnha Jean Bonaventure Thierry du Mont, Conde de Gages, vice-rei de Navarra, Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro
Reino da Suécia General Charles Emil Lewenhaupt, o Velho
República de Génova Giovanni Francesco Brignole Sale, Marquês de Groppoli, 158° Doge da Republica de Gênova e último Rei da Córsega.


Maurice de Saxe.

Do outro lado:
Monarquia de Habsburgo
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Reino da Sardenha
Império Russo
Eleitorado da Baviera (1745-1748)
Eleitorado de Hanover
Eleitorado da Saxônia (1743-1745)
Republica da Holanda

Marie-Thérèse d'Autriche en 1759, avec le sceptre et la Couronne de saint Étienne, par Martin van Meytens
Maria Teresa, a Grande

Com seus líderes:
Maria Teresa, a Grande
Monarquia de Habsburgo Francisco Estevão I, Duque de Lorena, Grão-Duque da Toscana, Imperador Sacro
Monarquia de Habsburgo Ludwig Andreas, Conde de Khevenhüller, Marechal do Santo Império
Monarquia de Habsburgo Carlos de Lorena - Charles-Alexandre de Lorraine- Governador-geral de os Países Baixos austríacos, Grão-mestre da ordem Teutônica, e Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro
Monarquia de Habsburgo Generalfeldmarschall Otto Ferdinand, Conde de Abensperg und Traun
Unido da Grã-Bretanha e Irlanda com o Eleitorado de Hanover (União pessoal) George II- nascido Georg August- Duque de Brunswick-Lüneburg, Principe - eleitor de Hanover, e Rei da Grã-Bretanha e Irlanda
Unido da Grã-Bretanha Príncipe William Augustus KG KB FRS, o terceiro e mais jovem filho de George II da Grã-Bretanha e Caroline de Ansbach, e Duque de Cumberland
Unido da Grã-Bretanha Honorável Sir Robert Walpole, primeiro Conde de Orford, KG KB PC, o primeiro primeiro-ministro da Grã-Bretanha
Unido da Grã-Bretanha Honorável Spencer Compton, primeiro conde de Wilmington KG KB PC, Lord Wilmington, considerado como tendo sido o segundo primeiro-ministro da Grã-Bretanha
Unido da Grã-Bretanha Honorável Henry Pelham, terceiro primeiro-ministro da Grã-Bretanha
Unido da Grã-Bretanha Almirante Thomas Mathews
Unido da Grã-Bretanha General Edward Braddock
República Holandesa Karl August Friedrich, Príncipe de Waldeck e Pyrmont
Eleitorado da Saxônia com seu Principe- eleitor Frederick Augustus II, Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia  
Eleitorado da Saxônia Field Marshal Frederick Augustus, Conde de Rutowsky
Reino da Sardenha Carlo Emanuele III di Savoia, detto il Laborioso, Rei da Sardenha, Duque de Savoia, Marquês de Monferrato, Marquês de Saluzzo, Príncipe de Piemonte e Conde d'Aosta, Moriana e de Nice ( Nizza).
Império Russo Marechal de Campo Conde Pyotr Petrovich Lacy, Cavaleiro da Imperial Ordem de São Alexander Nevsky, e da Ordem da Águia Branca da Polónia.



Seu fim foi determinado pelo Segundo Tratado de Aquisgrana, ou paix d'Aix-la-Chapelle, de 1748, e o que interessa aqui é que Maria Teresa, a Grande, Arquiduquesa soberana da Áustria, Rei da Boêmia, Hungria, da Dalmácia, da Croácia e da Eslavônia, Grã- princesa da Transilvânia, Princesa da Suábia, Duquesa de Borgonha , da  Lorena Inferior, de Brabant , de Limburgo , de Luxemburgo , Gelderland, do Alto e Baixa Silésia, Milão, Mantua, Margravine de Moravia, Burgau, do Alto e Baixo Lausitz, Condessa de Habsburgo, de Flandres , de Tirol , de Hainaut , de Kyburg , de Gorizia e Gradisca ,  Namur, Dame de Malines e da Marca de Windic, Imperatriz-consorte do Sacro Império Romano Germânico, Rainha consorte da Alemanha, Grão-Duquesa consorte da Toscana, de obteve a sua vitória.
Imperatriz Rainha Maria Teresa da Áustria só cedeu os Ducados de Parma, Piacenza e Guastalla, no norte da Itália, para Filipe, filho do Rei Filipe V de Espanha e Elizabeth Farnese.
O governo francês se comprometeu a evacuar os Países Baixos austríacos, e algumas localidades holandeses que haviam ocupado durante a guerra, além de retorno Madras, na Índia, aos britânicos.
A maior parte dos ganhos obtidos durante a guerra foram devolvidos aos seus proprietários originais.
Etc e tal...
Image illustrative de l'article François Ier (empereur des Romains)

Francisco Estevão de Lorena - Franz Stephan von Lothringe


Maria Teresa era casada com Franz Stephan von Lothringen, ou seja, Duque de Lorena, Grão-Duque da Toscana, desde 12.02.1736, e foi um casamento por amor, tanto que tiveram uma Lua de Mel de três meses na Bela Toscana, ou seja, ter uma lua de mel era um acontecimento raro entre Príncipes.
De volta a Viena, Francisco Estevão foi aceito no Conselho Imperial, convidado por seu sogro, Carlos VI.
Com a morte do sogro aconteceu a Guerra de Sucessão, acima descrita, e para piorar as coisas em 24 de janeiro de 1742, Carlos Alberto de Wittelsbach, Marido de Maria Amalie, Arquiduquesa de Áustria, Principe-eleitor da Baviera, foi eleito Imperador Sacro apoiado pelos franceses, tornando-se Carlos VII, sendo coroado em Frankfurt-am-Main em 12 de fevereiro de 1742, mas seus domínios hereditários na Baviera eram invadidos pelas tropas de Maria Teresa e Francisco Estevão.
Com o apoio de Frederico II, Rei da Prússia, recuperou seu Eleitorado da Baviera, e morreu em Munique em 20 de janeiro de 1745.
Seu filho, Maximiliano III José percebeu que não tinha como acalentar sonhos imperiais, como o pai, e assinou com Maria Teresa e Francisco Estevão, a Paz de Füssen de 22 de abril de 1745, garantido o seu Eleitorado da Baviera, e apoiando a Francisco Estevão na sua pretensão de ser o novo Imperador Sacro. 
A Eleição do novo Imperador teve lugar em Frankfurt em 13 de setembro 1745 e Francisco Estevão recebeu sete votos dos nove eleitores.
Em 4 de outubro na Bartholomäuskirche- Catedral de Frankfurt, em Frankfurt am Main -  foi Ungido e Coroado como Imperador do Sacro Império Romano, passando a chamar Francisco I.
Maria Teresa e Francisco I fundaram o Ramo dos Habsburgos denominada casa de Habsburgo-Lorena – Haus Habsburg-Lothringen, Haus Österreich -  da qual Dona Leopoldina é membro.





A Família Imperial Austríaca. 

Amantes ardentes, Maria Teresa e Francisco tiveram dezesseis filhos - a sua filha mais nova, foi a Rainha Maria Antonieta de França. Dois de seus filhos se tornaram Imperadores Sacros:

1-     Maria Isabel de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (5 de fevereiro de 1737 - 6 de junho de 1740), morreu aos três anos de idade.
2-     Maria Ana de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (6 de outubro de 1738 - 19 de novembro de 1789), morreu solteira e sem descendência.
3-     Maria Carolina de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (12 de janeiro de 1740 - 25 de janeiro de 1741), morreu com poucos meses de idade, provavelmente de varíola.
4-     José II de Habsburgo-Lorena, Arquiduque da Austria, Sacro Imperador Romano-Germânico (13 de março de 1741 - 20 de fevereiro de 1790), casou com:
a-      Isabel de Bourbon, Princesa de Parma, Arquiduquesa de Áustria;
b-      Josephe Maria Antónia, Princesa da Baviera.
5-      Maria Christina Johanna Josefa Antonia de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria, apelidada de Mimi (13 de maio de 1742 - 24 de junho de 1798), casou com Alberto Casimiro de Saxe-Teschen, ou Albert Casimir, Duque de Teschen, este filho de Augusto III, Principe-eleitor da Saxónia (Saxe) e Rei da Polônia.
Albert Casimir era irmão de Maria Josepha Karolina Eleonore Franziska, que casou com Luis Fernando de França, Dauphin de France, o filho mais velho de Luis XV e de Maria Marie Leszczyńska.
Maria Josepha e Luis Fernando são os pais de Luis XVI, Luis XVIII, e Carlos X, Reis de França e de Navarra.
Portanto, eram tios desses Soberanos franceses, mas Albert Casimir era cunhado de seu sobrinho Luis XVI já que Maria Antonieta era irmã de sua mulher maria Christina. Coisas das Famílias Reais e ou Aristocratas.
 “ Maria Cristina teve o “ privilégio de escolher o seu marido foi um favor especial autorizado pela mãe, a imperatriz Maria Teresa, uma vez que os casamentos das crianças imperiais eram habitualmente ditados pela diplomacia”.
Foram Governadores da Holanda austríaca.
A união de Alberto e Maria Christina foi perfeitamente feliz, pois o casal compartilhava os mesmos interesses, sobre tudo na arte do desenho, e Albert reuniu uma das melhores coleções de desenhos no mundo que está no Museu  a Albertina,  localizado na Albertina Platz, 1010 Viena , Austria. O Museu Albertina está instaldo no antigo Das Palais Erzherzog Albrech, ou seja, o Palacio do Arquiduque Alberto, a residência dos Habsburgo- Teschen.
Construíam o Castelo de Laeken - atual residência da família real da Bélgica- projetado pelo arquiteto Louis Montoyer, e contrataram os melhores escultores, decoradores, paisagistas, etc.
Maria Christina morreu de tifo.



Alberto mandou o celebre Antonio Canova construir um esplendoroso mausoléu na Igreja dos Capuchinhos e escreveu:
« Uxori optimae. Albertus »
T.L.:
"Para a melhor das esposas. Albert"
Lindo.
Não foram eles os fundadores do Ramo, da Linha, Habsburgo- Teschen, mas sim seu filho adotivo e herdeiro universal Carlos Luís (Florença, 5 de setembro de 1771 - Viena, 30 de abril de 1847), Arquiduque da Áustria, filho de Leopoldo II, Imperador do Sacro e de Maria Luisa de Bourbon, Infanta de Espanha.



A fonte Albrecht do Palais Erzherzog Albrecht em 1898

6-     Maria Isabel de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (13 de agosto de 1743 - 22 de setembro de 1808), morreu solteira e sem descendência.
7-     Carlos José de Habsburgo-Lorena, Arquiduque da Áustria (1 de fevereiro de 1745 - 18 de janeiro de 1761), morreu aos quinze anos de idade de varíola.
8-     Maria Amália de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (26 de fevereiro de 1746 - 9 de junho de 1804), casou com:
a-      Fernando, Duque de Parma, com descendência.
9-     Leopoldo II de Habsburgo-Lorena, Arquiduque da Austria, Sacro Imperador Romano-Germânico (5 de maio de 1747 - 1 de março de 1792), casou com
a-      Infanta Maria Luísa de Espanha, com descendência.
10- Maria Carolina de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (nascida e morta a 17 de setembro de 1748), morreu poucas horas depois de ser batizada.
11- Maria Joana de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (4 de fevereiro de 1750 - 23 de dezembro de 1762), morreu de varíola, sem descendência.
12- Maria Josefa de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (19 de março de 1751 - 15 de outubro de 1767), morreu de varíola: sem descendência.
13- Maria Carolina de Habsburgo-Lorena, Arquiduquesa da Áustria (13 de agosto de 1752 - 7 de setembro de 1814), casou-se com:
a- Rei Fernando I das Duas Sicílias, com descendência.
14- Fernando Carlos de Habsburgo-Lorena, Arquiduque da Áustria, Duque de Breisgau (1 de junho de 1754 - 24 de dezembro de 1806), casou com a- Maria Beatrice Ricciarda d'Este, Princesa de Modena e Reggio, Duquesa Soberana de Massa e Carrara, Duquesa de Ajello, Baronesa de Paduli e senhora di Lago, Laghitello, Serra e Terrati, por casamente Arquiduquesa da Áustria com descendência. Foram os fundadores do Ramo ou a Linha de Habsburgo-Este, Habsburg-Este, Österreich-Este.


Maria Antonieta aos 14 anos de idade, no retrato oficial enviado a Versalhes. Pastel de Joseph Ducreux (1769).

15- Maria Antonia Josepha Johanna de Habsburgo-Lorena (2 de novembro de 1755 - 16 de outubro de 1793), Arquiduquesa da Austria, casou com:
a-      Rei Luís XVI de França; com descendência.
Resumo:
O casamento de Maria Antonia foi uma “tentativa de estreitar os laços entre os dois inimigos históricos”.
Étienne-François, então Conde de Choiseul, homem de confiança de Luis XV e de Madame Pompadour, é encarregado de “conseguir” o casamento de Luis Augusto, Delfin de França, neto do Rei, com uma filha de Maria Teresa, a Grande, uma Arquiduquesa da Austria.
Para tal é nomeado Aimeric-Joseph-Jacques, Marquês de Durfort, antigo embaixador da França em Veneza e depois para Nápoles, um homem de grande habilidade diplomática, como embaixador na Corte de Viena.
Étienne-François, então Conde de Choiseul, só tinha uma exigência: Que a Arquiduesa fosse bonita o suficiente para “despertar a libido do jovem Luis Augusto, que sempre se sentia atemorizado coma presença do sexo feminino”.
Dentro do espirito da “ política dos casamentos vantajosos dos Habsburgos”, Maria Teresa, a Grande, Imperatriz-Rainha, concorda com a União, apesar da maioria da Família não concordar com o enlace.
A escolhida é Maria Antonia Josepha Johanna de Habsburgo-Lorena,
Em 17 de abril de 1770, Maria Antonia Josepha Johanna de Habsburgo-Lorena renuncia oficialmente a sucessão na Monarquia dos Habsburgos.
Com pompa e circunstâncias no dia 17 de abril é realizada a cerimônia do casamento na l' église des Augustins, em Viena da Austria, a famosa Igreja dos Habsburgo.
O Delfin de França é representado por Aimeric-Joseph-Jacques, Marquês de Durfort, que assina a “ certidão de casamento” em nome de Luis Augusto de Bourbon.
Étienne-François se deu bem, e por recompensa de ter sido bem-sucedido na missão de conseguir o enlace real viu seu domínio de Stainville elevado a Ducado, o Título de Duque de Choiseul-Stainville criado e lhe dado, elevado a pair de France, contudo na história ele ficou conhecido apenas como Duque de Choiseul.
Bem como Aimeric-Joseph-Jacques, Marquês de Durfort, que por Brevet de 1 de dezembro de 1774 é elevado a Duque de Civrac, e em 2 de fevereiro de 1776 foi agraciado com l'ordre du Saint-Esprit, passando a ser, também, Cavaleiro da Ordem do Espírito Santo. Foi chevalier d'honneur de Madame Victoire, Victoire-Louise-Marie Thérèse da França, « Madame Quatrième » como a chamava seu pai, o Rei Luis XV.
Em 21 de abril de 1770 começa a viagem da menina Maria Antonia de 14 anos, agora casada, mas o que ninguém sabia e que eram dados os primeiros passos em direção aos degraus de seu calvário.  
Contam que a população de Viena assistiu a partida de sua Arquiduquesa com uma imensa tristeza, mesmo com uma expressão de dor - Hommes et femmes se livrèrent aux mêmes expressions de la douleur- que contagiou a própria Maria Teresa, segundo alguns historiadores.
Joseph Gassner, um eclesiástico, diz a Maria Teresa, que ficou lívida, sem ação, que aquele casamento era “uma cruz pesada para os ombros” da filha.
E foi.
Entretanto na viagem a alegria campeava.
Na “ na ilha de Spikes no meio do Reno, entre as cidades de Kehl e Estrasburgo, foi construído um pavilhão de madeira, com duas entradas, uma dando para a França, outra para o Sacro Império”. 
Nesse pavilhão aconteceria uma espécie de “ritual de passagem” onde ela entrou austríaca por uma porta, e saiu francesa por outra.
É agora Marie-Antoinette.
Que em Versalhes foi chamada de « l’Autrichienne », com o passar dos anosde  « Madame Déficit », e por fim  « Madame Veto » durante os tenebrosos Movimentos da Revolução Francesa de 1789.
Mais, continuemos...
Em 14 de maio encontra o primeiro-ministro, o Duque de Choiseul, que veio ao seu encontro.
Em o 16 de maio de 1770, Marie Antoinette casou com o Delfim Luis em Versalhes.
A Corte se tomou de antipatia por ela, uma alemã pequena, loira avermelhada,
Rosto oval, testa alta, olhos azuis um pouco proeminentes, nariz aquilino, mas “ La jeune Dauphine tem uma elegância, uma leveza, no andar e no dançar très agréable à voir”.
A Família Real, também, não gosta dela, principalmente as Tias do Delfim, as filhas de Luis XV, as Madames.


O casamento levou anos para dar frutos, já que levou sete anos para ser consumado.
Por fim nasceram:


Caminade - Duchesse d'Angouleme.jpg

1-     Marie-Thérèse-Charlotte, Fille de France, titulada de Madame Royale ( * Palácio de Versalhes, 19 de dezembro de 1778 - + no Castelo de Frohsdorf, Austria, 19 de outubro de 1851 de pneumonia , com 72 anos de idade), a  única filha de Luis XVI e de Maria Antonieta que sobreviveu a Revolução de 1789. Casou com seu primo irmão Luís Antônio, Duque de Angoulême, Delfim de França por ser filho de Carlos X, Rei de França e de Navarra.  Carlos abdicou, e Luís Antônio foi Rei de França e de Navarra por 20 minutos, e esses vinte minutos faria dele o Rei que reinou durante o menor período de tempo em França. Quando Carlos morreu em 1836, ele virou o pretendente legitimista com o nome de Luís XIX.
Presa com toda a família, consegui sobreviver a eles, e “ em 12 Messidor Ano III ( 30 de junho de 1795 ), a Convenção de votou um decreto que previa que a filha de Luis Capeto, o decapitado Rei Louis XVI, seria  trocada por presos políticos detidos na Austria, a saber Pierre de Ruel , Jean-Baptiste Drouet , Hugues-Bernard Maret , Armand-Gaston Camus, Nicolas-Marie Quinette e Charles Louis Huguet que haviam sido capturados por exército austríaco, e Francisco II, então Sacro-Imperador Romano-Germânico, primo materno da prisioneira aceitou”. 
Madame Royale deixou a prisão do Templo na noite do dia de seus dezessete anos (19 de dezembro de 1795) em companhia de François Hue, antigo oficial de la Chambre de Luis XVI, que leal havia continuada o servir a Família Real na prisão. Luís XVIII fez de Hue um Barão e Premier valet de chambre, seu filho o sucedeu, por ter ficado com Madame Royale em Viena, demostrando assim sua lealdade a Casa Real de França.
Foi infelicíssima em Viena.
Graças à intervenção do czar russo Paulo I ela se casa com seu primo, o que acontece no Castelo de Mittau na Curlândia (hoje Jelgava na Letónia) no dia 9 de junho de 1799.
Ela e o marido estavam em Bordeaux, onde comemoravam o aniversário da passagem da cidade para os Bourbons, quando iniciaram os 100 Dias de Napoleão novamente em França. Ela tenta defender a cidade, mas os soldados passam para o lado do General Bertrand Clauzel, enviado de Bonaparte.
Napoleão admirando pela força dessa Fille de France, disse que ela era "o único homem da família de Bourbon"
Essa infeliz mulher, que foi Rainha de França e Navarra por 20 minutos, que no final da vida o título de cortesia de Condessa de Marnes, está sepultada em um mosteiro franciscano em Kostanjevica (hoje Nova Gorica em Slovenia), onde, também, estão Carlos X, seu tio e sogro, seu marido, o Duque de Angoulême, e seu sobrinho, o último do antigo Ramo de Bourbons o Príncipe Henri d'Artois, Conde de Chambord, Duque de Bordeaux , pretendente legitimista aos tronos da França e Navarra son o nome de Henry V.
Sua morte foi um impacto na França, e porque não dizer na Europa, pois morria uma lenda, a l’« Orpheline du Temple », a Órfão do Templo, e com ela uma parte terrível da História de França.
Mes Hommages



A cripta do claustro do mosteiro de Kostanjevica
hoje Nova Gorica, na Eslovênia
  
2-     Louis Joseph Xavier François, Fils de France, Dauphin de France (Delfin de França), (* Palacio de Versalhes em 22 de outubro de 1781 - + castelo de Meudon com a idade de 7 anos e meio, em 4 de junho de 1789). Seu sepultamento ocorreu no 13 de junho de 1789, na Necrópole dos reis de França, na Basílica de Saint-Denis;
3-     Louis-Charles, Fils de France, (* Palacio de Versailles ,27 de março de 1785- + Na Prisão do Templo, Paris, no dia 8 de junho de 1795). Duque da Normandia, Delfin de França, pela morte do irmão, Príncipe Real (1790-1792 por força da Revolução Francesa, e aclamado pelos monárquicos como Rei sob o nome de "Louis XVII" ( 1793 - 1795 ),por isso, quando da Restauração , seu tio assumiu o Trono como Luis XVIII;
4-     Marie Sophie Hélène Béatrice, Fille de France, chamada de Sophie (* no Palacio de Versalhes em 9 de julho de 1786 - + Palácio de Versalhes 19 de junho de 1787, Viveu 11 meses e 10 dias)

Maria Antonieta sofreu dois abortos em 1779 e 1783.

Maria Antonieta era cabecinha oca, e fez das suas.
Era mais uma em Versalhes a gastar os recursos que o Reino de França não tinha, por isso era odiada pelo povão,que a considerva o "monstro do sexo feminino" - « monstre femelle » e durante a Revolução de Madame Veto,
« Madame Veto » «chienne» et «putain» , cadela e puta.
Foi humilhada quando o populacho de Paris invadiu seus aposentos, em Versalhes, a prenderam, bem como ao Rei as Crianças Reais, colocaram todos numa carruagem com os barretes frígios na cabeça, formaram um cortejo, e os chamado de « le boulanger » ao Rei (o padeiro) , de « la boulangère » a Rainha, e de le « petit mitron » ao Delfin, ( o aprendiz do padeiro, ou o menino do padeiro), os levaram para Paris.
Maria Antonieta colocou aqui o pé no primeiro degrau de seu calvário.
Sofre na Prisão do templo.
A fuga foi em vão, e as pressões aumentam.
Luis XVI, como o Cidadão Luis Capeto, o nome da Milenar Dinastia, é humilhado e julgado.
O “ processo. De cartas marcadas, condenou o Cidadão Luis Capeto, à morte na guilhotina.
A execução do Rei Ungido e Sagrado de França e de Navarr foi 21 de janeiro de 1793, na atual Place de la Concorde, em Paris.
Era a fez da “ Veuve Capeto” como agora é chamada.
Maria Antonieta, muito doente e sofrendo de uma grave hemorragia, foi transferida para a prisão da Conciergerie em 2 de agosto de 1793.


Em 14 de outubro de 1793, perante o Tribunal Revolucionário, Maria Antonieta foi comparada às rainhas más da antiguidade e da Idade Média, chamada de "a vergonha da humanidade e do seu sexo".
“ Perguntaram se ela tinha ensinado "a arte da dissimulação" ao marido, com a qual o Rei tinha enganado o povo da França; Maria Antonieta respondeu: "Sim, o povo tem sido enganado, tem sido cruelmente enganado, mas não por meu marido ou eu."
Era altiva ante o Tribunal antropofágico.
Foi acusada por “ "esgotamento do tesouro nacional", "negociações e correspondências secretas" com o inimigo (Áustria e monarquistas) e "conspiração contra a segurança nacional e a política externa do Estado".
Nessa hora, tem sempre um “escroto” e esse foi Jacques Hébert, deputado e Redator do Père Duchesne (que acabou guilhotinado) que a acusou de incesto.
“Maria Antonieta permaneceu impassível, até que foi inquirida novamente, e visivelmente agitada, ela levantou-se e exclamou:
 "Se não respondo, é porque a própria natureza se recusa a responder a tal acusação feita contra uma mãe! Faço um apelo a todas as mães presentes."
“Maria Antonieta teve o apoio dos cidadãos da audiência e o julgamento foi interrompido por dez minutos. Quando Robespierre soube do episódio, amaldiçoou Hebert por ter dado à ela condições para ter seu último triunfo público”.
“ O júri condenou-a por unanimidade à pena de morte. Terminou assim mais um capítulo da Farsa montada por aqueles que se diziam Defensores dos Direitos dos Homens e dos Cidadãos”.
A execução de Maria Antonieta foi na quarta-feira, 16 de outubro de 1793.
“ Ao meio-dia, a carruagem apareceu na Place de la Revolution (agora Place de la Concorde). Maria Antonieta, com leveza e velocidade, sem a necessidade de ser apoiada apesar de suas mãos ainda estarem amarradas, subiu as escadas para o cadafalso, perdendo um de seus sapatos (que agora faz parte da coleção do Musée des Beaux-Arts de Caen) ”.
“ Em 15 segundos, o ato foi consumado. Henri Sanson tomou a cabeça de Maria Antonieta pelos cabelos, e acenou para mostrá-la a multidão, que explodiu em milhares de "Viva a República! Viva a Liberdade! ”. ”
“ Maria Antonieta foi enterrada no Cemitério de Madeleine, juntamente com seu marido Luís XVI em uma vala comum. Foi espalhado cal em seu corpo”.


Luis XVI e Maria Antonieta
na
Basílica de São Denis.

Em 21 de Janeiro de 1815, os restos de Marie Antoinette são depositados na Basílica de Saint-Denis, e em 1816, Luis XVIII manda erigir um túmulo na Basílica por Pierre Petiot.
O cadafalso onde estava a Guilhotina foi o Calvário de Maria Antonieta...
Voltemos a seus irmãos:

16- Maximiliano Francisco de Habsburgo-Lorena, Arquiduque da Áustria (8 de dezembro de 1756 - 27 de julho de 1801), Bispo-eleitor de Colónia.

Voltemos ao Imperadores  Sacros:

Ramos de Habsburgo-Lorena da Milenar Casa de Habsburgo.

Portrait de Joseph II 

José II - Joseph Benedikt August Johann Anton Michael Adam -  Arquiduque da Áustria, Rei da Alemanha, formalmente Rei dos Romanos, Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico, Rei da Hungria, Rei da Boêmia. Casou “ em 1760, Isabella Maria Luisa Antonietta Ferdinanda Giuseppina Saveria Domenica Giovanna de Bourbon-Parma, filha de Filippo I di Borbone, leia-se de Bourbon Farnesio, Infante de Espanha, segundo Duque de Parma, Piacenza e Guastalla, e de Luísa Isabel de Bourbon, Princesa de França, esta filha de Luis XV e de Maria Leszcyniska, uma menina com um espírito e uma inteligência superior, mas com um temperamento melancólico quase mórbido.
Viúvo casou com Maria Josefa Antonia Walburga Felicitas Regula de Wittelsbach, ou Maria Josefa da Baviera, filha do Eleitor Charles Albert da Baviera, o Imperador Carlos VII do Sacro Império, e Maria Amalia da Áustria, filha de Jose I, Sacro Imperador Joseph I e da Imperatriz Wilhelmina Amalia de Brunswick-Lüneburg.
Não teve descentes em nenhum dos dois casamentos.
Foi sucedido por seu irmão:
Portrait de Léopold II, vers 1791-1792 : LEOPOLDVS. II ROM. IMP.
Leopoldo II - Peter Leopold Joseph- Arquiduque da Áustria, Rei da Hungria, Rei da Boêmia, Grão-Duque da Toscana, Imperador do Sacro-Império Romano-Germânico. Casou com Infanta María Luisa de España, filha de filha de Carlos III da Espanha e da Rainha Maria Amália da Saxônia. Foram pais de:
1-     Maria Teresa - Arquiduquesa da Áustria.
* Toscana, Florença, 14.01.1767
† Leipzig, 07.11.1827.
Casada com Antônio Clemente Teodoro Maria José João Evangelista João Nepomuceno Francisco Xavier Aloísio Januário.
* Saxe, Dresden, 27.12.1755
† Pillnitz, 06.06.1836
Rei de Saxe (Saxônia) conhecido como Antônio, o Gentil, foi o Rei de 1827 até sua morte.
2-     Francisco, último Imperador do Sacro Império Romano Germânico e primeiros Imperador da Áustria. Será estudado em outro capitulo, por ser o pa de dona Leopoldina.
3-     Fernando III - Ferdinand Joseph Jean-Baptiste - Arquiduque da Áustria e Grão-Duque da Toscana, Príncipe da Hungria e Bohemia. Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria
* Toscana, Florença, 06.05.1769
† Toscana, Florença, 18.06.1824
Casou com:
1-     Maria Luisa de Bourbon, Princesa das Duas Sicílias.
Com descendência.
2-     Maria, Princesa de Saxe
3-     Sem descendência.
Ele governa a Toscana até 1801, quando forçado por Napoleão a ceder a Luis I de Bourbon-Parma, o Ducado, transformado o Reino de Etruria.
Como compensação recebeu o Ducado de Francônia, novo estado criado por ele com as posses do Bispo de Würzburg e se juntou à Confederação do Reno.
Ele permanece no trono até a queda de Napoleão em 1814, quando voltou para a Toscana, onde ele reinou até sua morte em 1824.

4-     Maria Ana, Arquiduquesa de Áustria.
* Viena, Viena, 21.04.1770
† Praga, 01.10.1809
5-     Carlos Luis. Arquiduque da Áustria e Duque de Teschen por adoção de seus tios acima citados. Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria
* Toscana, Florença, 05.09.1771
† Viena, Viena, 30.04.1847
Casou com Henriqueta, Princesa de Nassau-Weilburg, filha de Frederico Guilherme, Príncipe de Nassau-Weilburg e de Luisa, Burgravina de Kirchber.
Com descendência.

6-     Alexandre Léopold Jean Joseph d'Autriche, Palatino da Hungria
* Foggia, Poggio Imperiale, 12.11.1772
† Laxenburg, 14.08.1795 – faleceu preparado fogos de artifícios para uma festa no Castelo de Laxenburg, perto de Viena. Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria

7-     Alberto – Albrecht, Arquiduque de Áustria.
* Toscana, Florença, 19.12.1773
† Toscana, Florença, 22.07.1774

8-     Maximiliano- Arquiduque da Austria.
* Toscana, Florença, 23.12.1774
† Toscana, Florença, 10.03.1778

9-     José - Joseph Antoine Jean-  Arquiduque da Áustria, onde Palatino da Hungria, Marechal do exército austro-húngaro. Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria
* Toscana, Florença, 09.03.1776
     † Ofen, Budapest, 13.01.1847
     Casou com:
a-       Alexandra, Grã-princesa da Rússia
b-     Hermine, Princesa de Anhalt-Bernburg-Schaumburg
c-     Maria Doroteia, Duquesa de Wurttemberg.
Com todas teve descendência. 

10- Maria Clementina, Arquiduquesa da Áustria.
     * Foggia, Poggio Imperiale, 24.04.1777
† Nápoles, 15.11.1801
Casou com:
Francisco I, Francesco Gennaro Giuseppe Saverio Giovanni Battista, Rei das Duas Sicílias, da Casa de Bourbon- Sicília.
Os dois recém-casados ​​eram duplamente primos. Eles compartilharam seus quatro avós (François I do Santo Império Romano e sua esposa Maria Teresa da Áustria, e Carlos III e sua esposa Maria Amalia da Saxônia. Eles também foram sobrinhos da falecida Rainha da França Maria Antonieta.
Dois filhos mortos, portanto, sem descendência.

11- Anton Viktor Joseph Johann Raimund, ou Antonio, Arquiduque da Áustria, após a morte de seu tio Maximilian Francis, Arcebispo de Colônia, em 1801, foi eleito Arcebispo de Colônia e Príncipe-bispo de Münster. Desposto foi depois Grande Mestre da Ordem Teutônica e Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria.
* Foggia, Poggio Imperiale, 31.08.1779
      † Viena, Viena, 02.04.1835

12-  Maria Amália. Arquiduquesa da Áustria.
      * Toscana, Florença, 15.10.1780
     † Viena, Viena, 25.12.1798

13- Jean-Baptiste Joseph Fabian Sebastian. Arquiduque da Áustria. Regente Imperial. Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria
* Toscana, Florença, 20.01.1782
† Viena, Viena, 11.05.1859
Casou com Anna Maria Plochl, Condessa de Meran.
Com descendência.

14-  Rainier Joseph, Arquiduque da Áustria e Vice-Rei da Lombardia-Veneza a partir 1818 para 1848 em nome de seu irmão, o Imperador Francisco I. Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria
* Toscana, Pisa, 30.09.1783
† Bolzano, 16.01.1853
Casou com Isabella, Principessa di Savoia-Carignano, filha de Carlo Emanuele di Savoia, Principe di Carignano, e de Maria, princesa de Saxe-Kurland
Com descendência.

15- Luís Jose Antonio João, Arquiduque da Áustria.
Tenente-general no exército, foi derrotado por Napoleão como um comandante do corpo no Batalha do Abensberg em 1809.
Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria
* Toscana, Florença, 13.12.1784
† Viena, Viena, 1864
O Arquiduque da Áustria Luís casou com Adelaide de Gueroust. Eles têm uma filha: Anne Victoria de la Pierre de Habsbourg-Gueroust, nascida em 1838, que casou com Jose María Heredia Saez, e foram pais de Jose María Heredia la Pierre de Habsburgo-Gueroust

16- Rudolf Johannes Joseph Rainier. Arquiduque da Áustria, criado Cardeal em 4 de junho de 1819, por Pio VII, isso é, o Cardinale presbitero di San Pietro in Montorio, Cardeal-Arcebispo de Olomouc – na hoje República Checa – Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro-Áustria, foi protetor de Schüler e Beethoven.
* Toscana, Pisa, 08.01.1788
     † Baden, Viena, 1831


Continua, pois esses foram os tios e tias de Dona Leopoldina de Habsburgo, Arquiduquesa da Austria, Imperatriz do Brasil, Rainha consorte de Portugal e dos Algarves, senhora consorte do Império Transcontinental Português.
A Mãe da Nacionalidade Brasileira.




Léopold II (empereur des Romains)


Nenhum comentário:

Postar um comentário