quinta-feira, 17 de março de 2016

Segundo casamento de Dona Maria II, Rainha de Portugal, etc. com Fernando II, "O Rei-Artista"..


A Casa de Wettin é uma Dinastia de Reis, Príncipe-eleitores, Duques, Condes, alemães, ou seja, no âmbito do Sacro Império Romano Germânico.
O membro mais antigo conhecido dessa Dinastia é Teodorico I, que viveu entre 916 e 976.
A Família foi dividida em dois ramos governantes em 1485, a saber:
1-   Ernestines: 
O Ramo Ernestine mais velho permaneceu predominante até 1547 e desempenhou um papel importante nos primórdios da Reforma Protestante. Frederick III (Friedrich der Weise) nomeou Martin Luther (1512) e Philipp Melanchton (1518) para a Universidade de Wittenberg, que ele tinha estabelecido em 1502. A linha de Ernestine foi posteriormente restrita a Turíngia e sua unidade Dinástica rapidamente se desintegrou, dividindo-se em um número de estados menores, os Ducados Ernestine, mas no século XIX um dos muitos ramos Ernestine, a Casa de Saxe-Coburgo-Gota, recuperou a importância dinástica através de casamentos ascendendo os tronos da Bélgica (em 1831), Portugal (1853 -1910), Bulgária (1908-1946) e o Reino Unido (em 1901).
2-   Albertines:
O Ramo Albertine manteve o controle sobre a Saxônia, ou Saxe, através de apanágios para os seus ramos menores, ou cadete. Foram Duques, Príncipes Eleitores, por fim Reis da Saxônia e da Polônia e e Grão-Duques da Lituânia.
Frederico Augusto III foi o último Rei da Saxônia, reinando de 15 de outubro de 1904 até 13 de novembro de 1918, “ embora bem-amado por seus súditos, ele voluntariamente abdicou como rei em 13 de novembro de 1918, após a derrota do Império Alemão na Primeira Guerra Mundial”.
Reino da Saxônia - Königreich Sachsen (Alemão) foi:
a-   Estado da Confederação do Reno
(1806-1813)
b-  Estado da Confederação Alemã
(1815-1866)
c-   Estado da Confederação da Alemanha do Norte
(1867-1871)
d-  Do Estado Federal do Império Alemão
(1871-1918)   
Hoje é o Estado Livre da Saxônia, Freistaat Sachsen, na República Federal da Alemanha - Bundesrepublik Deutschland e faz fronteira com os estados federais alemães de Brandemburgo, Saxônia-Anhalt, Turíngia e Baviera, assim como os países da Polónia e da República Checa. Sua capital é Dresden, e sua maior cidade é Leipzig.

Voltando ao Ramo Ernestine para falarmos da Casa de Saxe-Coburgo-Gotha que esteve à frente, e ainda está de alguns Estados, como o Ducado de Saxe-Coburgo-Gotha, Reino da Bélgica, Reino de Portuga, Reino Unido da Bulgária, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, do Império da Índia.
Seus títulos foram:       
Duque de Saxe-Coburgo-Gotha (1826-1918)
Rei dos Belgas (1831-1920)
Rei de Portugal e dos Algarves (1837-1910)
Príncipe da Bulgária (1887-1908)
Rei da Grã-Bretanha e Irlanda (1901-1917)
Czar da Bulgária (1908-1946).
Muito bem.



Ferdinand Georg August von Sachsen-Coburg-Saalfeld-Koháry , oficialmente Duque Fernando de Saxe-Coburg-Gotha,  ou o Duque de Saxe-Coburg-Gotha-Cohary, fundador da Casa de Saxe-Coburg-Gotha-Kohary , General de cavalaria no serviço austríaco durante as guerras contra o General Bonaparte, ou seja,  Napoleão I, Imperador dos franceses e Reia da Italia, nasceu em Coburgo, capital do ducado de Saxe-Coburgo-Saalfeld e, depois de 1818, Saxe-Coburgo-Gota, em 28 de março de 1785, e veio a falecer em Viena da Austria em 27 de agosto de 1851, com 66 anos, casou com a Princesa Maria Antonia Kohary de Csábrág et Szitnya.
Muito bem.

A Princesa Maria Antonia Kohary de Csábrág et Szitnya era filha de Ferenc József, 1º Príncipe Kohary de Csábrág et Szitnya, um multimilionário magnata húngaro-austríaco, Vice-Chanceler da Chancelaria húngara e da Condessa Maria Antoinetta Josefa Johanna Baptista de Waldstein-Wartenber.

Nascido Conde foi “ em 15 de novembro de 1815 que o Imperador Francisco I da Áustria concedeu-lhe o título de Seine Durchlaucht Fürst von Kohary de Csábrág et Szitnya - Sua Alteza o Príncipe Kohary de Csábrág et Szitnya.

Ferenc József, 1º Príncipe Kohary de Csábrág et Szitnya

A Condessa Maria Antoinetta Josefa Johanna Baptista de Waldstein-Wartenberg, membro da nobreza da Boemia, era filha do Conde George Christian de Waldstein-Wartenberg e de sua esposa Elisabeth (descendente do famoso Conde Corfitz Ulfeldt, um estadista da Dinamarca que se se tornou o exemplo de “ um traidor na história dinamarquesa”).

 Os Duques de Saxe-Coburg-Gotha-Kohary foram pais de:
1-   Dom Fernando II, futuro Rei de Portugal por casamento com Dona Maria II, Rainha de Portugal. Viúvo casou com Elise Hensler, nascida Elise Hensler Friedericke, uma atriz americana e cantora lírica de origem suíça, feita Condessa de Edla por Ernest II, Duque reinante de Saxe-Coburgo-Gotha, primo de Ferdinand e Chefe da Casa de Saxe-Coburg. Foi, como não podia deixar de ser, um casamento morganático realizado em Benfica no 10 de junho de 1869;
2-   August, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gotha que casou com Clémentine, Princesa de Orleans, mais jovem filha de Louis- Philippe I, rei dos franceses, e sua esposa Maria Amalia das Duas Sicílias, e foram pais de Fernando I, Czar da Bulgária;
3-   Victória de Saxe-Coburgo-Gotha, Duquesa de Nemours, pois casou com Louis d' Orléans, Duque de Nemours, os pais de Gastão d’Orleans, o nosso Conde d’Eu, Príncipe Imperial consorte do Brasil, por seu casamento com a Princesa Isabel, a Redentora;




4-   Leopold Franz Julius, Príncipe de Saxe-Coburgo-Gotha, que casou com Constance Geiger, uma plebeia, portanto um casamento morganático, que lhe deu um filho, chamado Franz em Viena em 12 de outubro de 1860, que foi criado Freiherr (Barão) von Ruttenstein em seu próprio direito, no dia 24 de julho de 1862, sendo que no mesmo dia sua mãe, Constance, foi criada Freifrau ( Baronesa) von Ruttenstein, também, em seu próprio direito, ambos por Ernest II, Duque reinante de Saxe-Coburgo-Gotha, primo de Ferdinand e Chefe da Casa de Saxe-Coburg.  

 O Noivo Real:
 
Fernando Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry, batizado Ferdinand August Franz Anton.
Nasceu no Die Österreichisch-Ungarische Monarchie,
Em Húngaro: Osztrák-Magyar Monarchia,
Império Austro-Húngaro,
Em Viena, a Capital Imperial no dia 29.10.1816
Faleceu em Portugal no dia 15.12.1885

Retrato de D. Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha, Joseph-Fourtuné Layraud, 1877 - Palácio Nacional da Pena.png
Dona Maria II ficou viúva com 16 anos e era sua obrigação casar de nova para garantir a Dinastia de Bragança no Trono de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc, e Príncipes das mais variadas nacionalidades se candidataram.
Espantosamente não foi escolhido um parente “de Bragança”, nem da Espanha, nem tão pouco da França, foi escolhido um nobre austro alemão-húngaro – boêmio- eslovaco, um Saxe-Coburgo-Gota, que no âmbito da Realeza era parente da Casa Real da Saxônia, e de Leopoldo I, Rei dos Belgas desde 21 de julho de 1831, portanto de nenhum Estado poderoso no âmbito europeu.
Na minha ótica um Príncipe menor.
Francisco Alberto Augusto Carlos Emanuel de Saxe-Coburgo-Gota só se casou com Vitoria, Rainha da Inglaterra, em 10 de fevereiro de 1840 na Capela Real do Palácio de St. James, portanto nem poderia ser usada a desculpa de que ele foi escolhido para que Dona Maria II se tornasse parente da poderosa Rainha da Inglaterra e colônias, não mesmo, mas vá lá.  
Coburg foi 1586-1918 a capital de um pequeno Ducado do Ramo Ernestine da Casa de Wettin, os dos de Saxe ou da Saxônia, portanto, os domínios dos Duques de Saxe-Coburg-Gotha, o que prova que eles não eram uma Grande Potencia em âmbito europeu, e hoje essas terras pertencem ao Estado Livre da Baviera.  
Brasão do Fernando II.svg

Brasão d'Armas de Dom Fernando II
Partidas, à direita as Portuguesas e à esquerda as de Saxe-Coburgo e Gotha

Mas, vamos a cronologia do Casamento de Dona Maria II com Fernando Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry:
01.12.1835 Coburgo - Convenção matrimonial entre D. Maria II e Fernando, um Duque de Saxe-Coburgo-Gotha.
08.04.1836 Chegada do Príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha a Lisboa para casar com a Rainha Dona Maria II.
09.04.1836 Casamento de Dona Maria II e Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, na Sé Catedral e Patriarcal de Santa Maria Maior de Lisboa, cerimônia solene celebrada por Dom Patrício I, sétimo Patriarca de Lisboa.
25.04.1847 Fernando é nomeado Marechal-general do Exército, posto reservado ao próprio Rei, na sua função de Comandante Supremo do Exército.
16. 09.1837- Nasceu Dom Pedro de Alcântara Maria Fernando Miguel Rafael Gonzaga Xavier João António Leopoldo Victor Francisco de Assis Júlio Amélio, filhos de Dona Maria e de Dom Fernando, actus continuus, Dom Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry é declarado Rei  jure uxoris de Portugal com o nome de Dom Fernando II.

Foi Regente do Reino de Portugal na minoridade de Dom Pedro V.

Títulos e estilos:
29 de outubro de 1816 – 12 de novembro de 1826: Sua Alteza Sereníssima Ducal, O Príncipe Fernando de Saxe-Coburgo e Saalfeld
12 de novembro de 1826 – 1 de janeiro de 1836: Sua Alteza Sereníssima Ducal, O Príncipe Fernando de Saxe-Coburgo e Gotha
1 de janeiro de 1836 – 16 de setembro de 1837: Sua Alteza Real, O Príncipe Consorte de Portugal
16 de setembro de 1837 – 15 de novembro de 1853: Sua Majestade Fidelíssima, El-Rei de Portugal e dos Algarves
15 de novembro de 1853 – 15 de dezembro de 1885: Sua Majestade Fidelíssima, El-Rei D. Fernando II
O estilo oficial de D. Fernando II enquanto Rei de Portugal:
Pela Graça de Deus, Fernando II, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc.

Honrarias
Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo
Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis
Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada
Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito
Medalha Militar de Bons Serviços (Grau Ouro)
Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro, de Espanha
Cavaleiro da Ordem Suprema da Santíssima Anunciação, da Sardenha
Grã-Cruz da Ordem de Ernesto Pio, de Saxe-Coburgo-Gotha
Grã-Cruz da Ordem de Santo Estêvão, da Áustria
Grã-Cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro, do Brasil
Grã-Cruz da Imperial Ordem de Pedro Primeiro, do Brasil
Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa, do Brasil
Grã-Cruz da Ordem de Leopoldo, da Bélgica
Grã-Cruz da Ordem da Coroa, dá Saxónia
Grã-Cruz da Ordem do Rei Frederico Augusto, da Saxónia
Grã-Cruz da Ordem da Águia Negra, da Prússia
Grã-Cruz da Ordem da Águia Vermelha, da Prússia
Grã-Cruz da Ordem de Santo Alexandre Nevsky, da Rússia
Grã-Cruz da Ordem de Santo André, da Rússia
Grã-Cruz da Ordem de Santa Ana, da Rússia
Grã-Cruz da Ordem da Águia Branca, da Rússia
Grã-Cruz da Ordem da Legião de Honra, de França
Grã-Cruz da Ordem do Elefante, da Dinamarca
Grã-Cruz da Ordem do Leão Neerlandês, dos Países Baixos
Grã-Cruz da Ordem dos Serafins, da Suécia
Grã-Cruz da Ordem de São Fernando, de Nápoles  

D. Fernando II e Elise Hensler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário