quinta-feira, 17 de março de 2016

Primeiro casamento de Dona Maria II, Rainha de Portugal, etc.


* brasil, Rio de Janeiro, palácio real da quinta da boa vista: 04.04.1819
† Portugal, Lisboa, Palácio das Necessidades, 15.11.1853
  



Augusto de Beauharnais
Por G. Dury
Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Primeiro casamento com Augusto Carlos Eugênio Napoleão de Beauharnais, em francês: Auguste Charles Eugène Napoléon de Beauharnais, Príncipe de Veneza, Grão-Duque de Frankfurt, Duque de Leuchtenberg, Principe d' Eichstadt, Duque de Navarra, Duque de Santa Cruz, por casamento Principe consorte de Portugal e Par do Reino, Marechal- general do Exército Português.
Irmão de Dona Amélia de Leuchtenberg, Imperatriz do Brasil e Duquesa de Bragança.  
Nascido em * Reino d’Italia (no período napoleônico), Milão, 09.12.1810
Falecido em Portugal, Lisboa, Palácio das Necessidades, 28.03.1835
Filiação:
Pai: Sua Alteza Imperial Eugène Rose de Beauharnais, membro da família real francesa, o filho adotivo do Imperador & Rei Napoleão I, adotado por ser filho de sua primeira esposa SMIR a Imperatriz & Rainha Josefina de Beauharnais, Vice-rei da Itália, Principe de Veneza, Grão-Duque de Frankfurt, Duque de Leuchtenberg, Principe d' Eichstadt, Tenente – general de la Grande Armée, Comandante do exército de observação Itália, Grande Oficial do Império, Dignitário do Império (chanceler de Estado), Membro do Senado (senador por ser Grande Dignitário do Império), Governador Geral dos Estados Venezianos, Par de France.
Mãe: Augusta-Amélie Louise de Bavière, nascida Princesa da Baviera, da Casa de Wittelsbach, filha de Maximiliano I, Rei da Baviera de 1 de janeiro de 1806 até 13 de outubro de 1825 (19 anos 10 meses e 12 dias), Eleitor da Baviera de 16 de fevereiro de 1799 até 6 de agosto de 1806 com o fim do Sacro Império Romano Germânico (7 anos 5 meses e 21 dias), e de Wilhelmine de Hesse-Darmstadt , Auguste Wilhelmine Maria de batismo, filha do General George William , Principe de Hesse-Darmstadt, e Louise de Leiningen
CRONOLOGIA DA UNIÃO:
•        01.09.1834 Início do debate sobre a autorização do casamento da Rainha com um Príncipe estrangeiro, o que era expressamente proibido pelo artigo 90.º da Carta Constitucional.
O príncipe estrangeiro com que se tencionava casar a Rainha era o Duque Augusto de Leuchtenberg, filho de Eugénio de Beauharnais (filho da imperatriz Josefina e filho adotivo de Napoleão Bonaparte) e cunhado de D. Pedro, por ser irmão mais velho da Imperatriz Amélia, segunda mulher do Regente.
•        08.11.1834 Assinatura em Munique do tratado de casamento da Rainha Dona Maria II com o Duque Augusto de Leuchtenberg.
•        01.12.1834 Casamento por procuração de Dona Maria II com Augusto de Leuchtenberg.
•        25.01.1835 Chega a Lisboa Augusto de Leuchtenberg para casar com a Rainha Dona Maria II.
•        26.01.1835 Casamento em Lisboa de D. Maria II com Augusto de Leuchtenberg.
•        15.02.1835 O Príncipe Augusto proferiu o discurso de recepção como Par do Reino.
•        20.03.1835 Augusto de Leuchtenberg é nomeado Marechal-general do Exército. O Duque da Terceira é nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército.
Morreu de inflamação na garganta, no esôfago, no estômago, segundo autopsia realizada por um doutor inglês, um francês e um espanhol.
Jaz no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário